Posted by: licedoa | July 10, 2009

Amanhecer – O Livro

wall_amanhecer_1280

ATENÇÃO: Esse post foi atualizado e, devido aos comentários de fãs que adoram a saga e odiaram o meu texto, quero apenas dizer que meus comentários são sinceros e que eu não tenho nada contra Crepúsculo e levo isso como uma obra de ficção apenas, eu entendo o amor de alguns fãs mas odeio fanatismo. Os escritos são apenas parte da minha opinião e deixo claro que eu, em momento nenhum quis passar por hater (pessoas que odeiam e criticam sem saber o que estão criticando). Vamos então ao texto!

Amanhecer é o quarto e último livro da saga Crepúsculo, escrito pela consagrada autora Stephenie Meyer. Esse é também o livro que eu menos gostei de ler.

Preciso dizer que sou fã de Stephenie e ainda assim me decepcionei com este livro. É simplesmente péssimo e por isso eu preciso compartilhar as minhas dores. Ela continuou escrevendo da mesma maneira descritiva que eu sempre admirei porém pecando com os personagens.

Adorei toda a preparação diferente para a história, já que em cada ponto do livro um personagem falava pelo seu ponto de vista. Mas depois de um tempo lendo, percebi que o artifício não valeu muito à pena.

Realmente não gostei de todo o encanto que ela tentou botar nos vampiros. Para dizer a verdade, acho que os vampiros apresentados em Crepúsculo eram muito mais fascinantes quando ainda não se sabia muitas coisas sobre eles. Mas além de escrever mais coisas sobre eles, ela descreveu coisas bem bobas em relação a eles. Eu sempre li que vampiros eram seres incapazes de amar. E, apesar desse tom sombrio, eu sempre vou preferir a versão sanguinária deles.

Tem outra coisa que me irritou profundamente: Nem no inferno que vampiros se reproduzem. Vampiros não tem fluidos corporais, logo, no babies! E quando você pensa que vai ser um parto sofrido mas ainda assim bonito – se é que eu posso dizer isso – ela descreve uma batalha de vida e de morte, na qual Edward abre Bella com a boquinha. Essa cesariana não tem preço!

Apesar da gravidez sofrida, a criança não traz nenhuma peste, não representa perigo de extinção para os humanos e não é uma besta dos infernos. Ou seja, toda a dramatização de desenvolvimento do monstrengo no ventre de Bella foi simplesmente parte de uma novela à la Maria Sofrida, ou qualquer outra Maria das novelas mexicanas que costumam passar no SBT.

Ela continua com um quase suicídio literário ao escrever sobre nada em uma extensão que vai da metade do livro até quase o fim. Bella caçando de vestido de seda e salto? O que é isso? Mortificante para qualquer leitor! Aquilo não é um fim. Qual o tipo de pessoa que briga, para pra conversar e depois decide que está tudo bem? Sem nexo. Cadê o clímax? Se Crepúsculo fosse lido em escolas e a titia me perguntasse na prova “qual é o clímax da história” essa pergunta ficaria sem resposta. =D

Depois de quase não agüentar ler até o final percebi que Stephenie estava criando uma trama que, desde o início com certeza não ia dar em boa coisa. Não me arrependo de ter lido os livros, os três primeiros são divertidos embora nem todos sejam tão bons quanto o primeiro onde Bella ainda não tem tantas expectativas quanto à vida ao lado de Edward e os vampiros eram mais do que fascinantes.

Agora vocês podem atirar suas pedras e flores em mim nos comentários. Mas sejam gentis e saibam do que estão  falando.😉


Responses

  1. pedras e flores? rsss eu respeito a opinião dos outros ^.^
    mas eu gostei de toda a série rsss

  2. Não consigo acreditar que seja ruim vo começa a ler no meio da semana q vem ainda não tive tempo embora eu tenha comprado ele há tempo.Ai o Edward é sempre perfeito e a Bella sempre nojenta mas o livro lembre vale pelo Edward,Jacob e Alice.Espero ter uma opinião diferente da tua após ler o livro.
    Abraços

  3. nao li amanhecer ainda. acabei de ler spoiler no seu post heuehe e isso so me deixa com mais vontade de ler. pra saber o que vou achar tb B: porque ate agora, lua nova foi o mais chatinho (?) dos tres que li .-. mas admito, to doida pra ver o filme *-* huehe :*

  4. Concordo com você. Muito.

    Os três primeiros livros, eu li absurdamente rápido, costumo dizer que devorei. Mas com Amanhecer… Nossa, enrolei muito! Comecei a ler quando ainda não tinha tradução oficial lançada no Brasil, e só terminei esses dias. A história ficou totalmente estranha, sem nexo. E negócio foi aquele do Edward pedir ao Jacob para ter um filho com a Bella? Bebê mutante? Ficou horrível. Sem falar que eu preferia bem que o Jake ficasse com a Leah… Para mim, Twilight Saga termina com Eclipse.

    Acho que escrevi demais, he.

    PS: Dizem que a Tia Stephenie estava com tempo contado para entregar o livro e teve que escrever correndo… Vou acreditar nisso para desculpar o desastre do Amanhecer.

  5. Tem mto tempo q li amanhecer, mas acho q foi uma manobra arriscada.
    Quer dizer, se Bella estava destinada a morte desde o começo como tdos nós sabíamos, seria complicado para Stephenie manter a trama no ponto d vista vampiresco de uma ‘recém-nascida’.
    Ela realmente pecou em detalhes como a parte da caçada e as roupas da Bella, mas convenhamos, conhecendo bem a Alice… ^^
    O parto, eu gostei… pq achei um acerto mudar o ponto d vista para o do Jacob, seria tão depressivo quanto New Moon se vissemos pelos olhos de Bella.

    Mas sei lá… ainda assim, tenho um enorme carinho pelos 4 livros (Twilight é do coração, mas o outros são um bom complemento)

  6. Eu li os 4 livros realmente o melhor é Eclipse, Amanhecer detestei, mas o pior personagem que eu achei foi Bella, ela é tão insegura e chata que chega a irritar, mesmo depois que vira vampira ela continua chata, coitado do Edward que vai ter que aguentar ela por toda eternidade.

  7. eu nao concordo com vc ! é claro que cada um tem sua opniao e vc tem a sua ! pois eu li crepusculo,lua nova , eclipse , e amanhecer (que euuu aaammmeeeiiiiiiii de mooontaaaaaoooooo)

  8. Eu naum concordo, pq eu acho q cada detalhe faz a diferença para transformar o livro em um ROMANCE!!! MAs vc tem a sua opinião e eu a respeito!!!*

  9. eeita ! eu achei o melhor livro de toda a saga:/
    o Crepusculo fooi incrivel *-*, o Lua Nova foi perfeito, o Eclipse chatinho (não aconteceu nada de emocionante) e o Amanhecer foi tuuudo incrivelmente perfeito… exatamente como eu não esperava. Adorei😀

  10. FILHA AMANHEÇER NA MINHA OPINIÃO FOI O MELHOR DEPOIS DE CREPUSCULO.

    mas respeito a sua opinião😀

  11. concordo plenamente. Além do mais autora não seguiu uma linha de personalidade nos personagens dela . O casal maaais perfeito já não tinha mais aquele vigor do início da saga ! Já tava mellooooso demais … o edward oferecendo a bella para o jacob (pq queria salvá-la a qualquer custo) e a bella só pensado na Reneesme .

  12. ooun, eeu gostei muito do liivro, eu respeito a tua opnião, maas não concordo, achei muito emocionante, um dos melhores dos 4 livros, achei muito melhor do que o Eclipse. O Edward arrazou nesse liivro. ameei!!
    beijo. :*

  13. Meu anjo, me desculpe mais essa é uma história de vampiros e lobisomens, é impulcí vel ter alguma coisa de normal! Amei o livro Amanhecer assim como amei Crepúsulo, acho até que os dois foram os melhores livros da série1

  14. Bom com gosto não se dicuti…..mas sendo fã da saga a gente aceita critica!!!!
    valeu!!!!

  15. Bom,eu achei o livro perfeiro!E a história é dela,os vampiros podem sim se reproduzir,nao em outras historias mais nessa sim.mais respeito a sua opniao

  16. achei que vc nao entedeu muito bem a ficção. o livro “Amanhecer” mostra que mesmo com to dos os problemas que eles tem, conseguem ser felizes. para mim o ultimo livro é COM CERTEZA o melhor de todos, é cheio de coisas novas e dessa vez o livro é dividido em duas ou tres partes. Voce poderia ter melhorado a sua critica.

  17. É, o livro foi uma tremenda merda, com o perdão da palavra. Desde o início eu tinha aquela pulga atrás da orelha de que ia ser uma merda, mas se eu tivesse que escolher, também escolheria o primeiro, porque a coisa ainda não tava tão feia assim, com vampiros se reproduzindo, caçadas com vestidos de seda e sofrimento por coisas que não existem.

  18. faltou tanta,tanta,tanta, mais tannnnnnnnnnnnnnnnnta coisa neste livro que realmente 45 reais jogados fora!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  19. GENTE O QUE E ISSO, OS VOLTURE SAO TERRIVEIS, ELES TERIAM QUE NO MINIMO SER ELIMINADOS E O EDWARD ENTAO FAZIA ATE MEU CORACAO DISPARAR, MAS NO FINAL , NAO TINHA COMO PARECER MAIS CHATO!!!

  20. Vc tem razão , o livro amanhecer deveria ser o melhor mais do que crepusculo,mais ele foi o pior ruim foi o final deveria ter mais coisas no final por que foi quatro livros e no final da historia uma coisa idiota daquele,eles deveriam ter feito mais coisas juntos depois que ela se transformou porque ela queria tanto isso .
    vc tem a completa razão.

  21. Você não sabe nem o que ta falando, eu adoro a saga crepúsculo e Amanhecer é o melhor livro ninguém precisa saber a sua opinião, guarda ela pra vc, se vc não gosta, problema é sei, então vc deve gostar só de porcaria.

  22. eu concordo com você porque tipo, na propria historia é dito que depois que se é tranformado em vampiro as mulheres não podem ter filho pois, os ovulos morrem e tudo mas, no homem continua vivo os orgãos ? COMO ASSIM ? fica um pouco sem nexo isso :S’ / respeitem minha opinião :*

  23. Discordo totalmente, Stephanie não é do tipo que escrfeve tragédias e se essa luta acontecesse certamente muitos dos nossos amados vampiros não sairiam vivos, desta forma o confronto é psicologico e muito mais interessante que uma luta brutal, a própria autora confessouesta opção: “Eu coloquei uma pista no manuscrito também, Alice rasga uma pagina de “O Mercador de Veneza” por que o fim de breaking dawn ia ser, de algum jeito similar: a matança parece inevitavel, o julgamento se aproxima, o poder é revertido e o jogo é ganho por algumas estrategias verbais inteligentes”. O mais espetacular na leitura da Saga é a ligação entre os livros, fatos que foram deixados no ar nos outros livros só foram explicados nesse ultimo. E quem disse que vampiros não se reproduzem, cada autor descreve seus vampiros da sua maneira. AMANHECER É ÓTIMO, LEIAM E NÃO SE ARREPENDERÃO, pena que não tem continuação, agora é esperar o filme!
    Bjs!!

    • AINDA BEM q n tem continuação

  24. Ah,minha filha,eu digo que é o melhor!!Ah e patricia pode ser que tenha sim sendo que sobre jacob e renesmee!Amanhecer demais!

  25. amanhecer é muito mais complexo do que se pensa, supondo que você tenha lido apenas uma vez. Mas eu li o livro cinco vezes, e digo: é trabalhado nos detalhes. O comentário da Patrícia é excepcional, realmente, a batalha é psicológica e interna, os sentimentos de cada um são um belo quebra-cabeça que só poderemos entender se tivermos um pouco de imparcialidade ao ler. Eu particularmente ignoro críticas sobre o trabalho da Stephenie Meyer porque acho que se ela soube deixar uma legião de pessoas apaixonadas pela saga, não pode ser tão ruim como dizem. Beijos!!

  26. Nossa. Eu amei o livro é o melhor de toda a saga, ja li o livro umas três vezes, é aquele tipo de livro que quando a gente começa não consegue para de ler. É simplesmente fascinante toda a história, repleta de surpresas do começo ao fim, e o jeito que a autora solta as informações, aos poucos, deixa sempre um jeito de quero mais.


Leave a Reply

Categories

