Posted by: licedoa | October 5, 2009

Vogue – A Edição de Setembro

TheStilettoEffectTheSeptemberIssue

A moda todo ano passa por pequenos retoques, mas no fim ela acaba se reciclando, já que estamos em uma época em que mais nada se cria, tudo se transforma. Mesmo assim ainda há muito desperdício, pois a cultura do consumo faz com que a sociedade gaste seus recursos em bens não-duráveis, que por mais que sejam bem cuidados, vão ver seu fim em breve.

Há até um documentário espanhol chamado Comprar, Tirar, Comprar, que ilustra muito bem essa situação e é até uma boa forma de comparação com a visão de dentro de uma revista de moda, que podemos ver no documentário de R. J. Cutler, Vogue – A Edição de Setembro.

Vogue – A Edição de Setembro é o documentário que mostra a “vida” de Anna Wintour e sua equipe dentro da redação da Revista Vogue, na preparação de edição de Setembro, a mais importante edição do ano. Para quem não conhece, a Revista Vogue é a revista de moda que mais vende no mundo. E a edição de Setembro é a mais importante do ano, não só para Vogue mas todo o mundo da moda, porque Setembro é como o Ano-Novo para nós, reles mortais.

Anna é carrasca mesmo. No documentário até avisam, quem quiser trabalhar para ela tem que ser forte, porque vai ouvir vários “não” e vai engolir muito sapo. Tirando o fato de que Anna é uma ótima líder, achei ela muito parecida com um poodle. Sempre com o cabelo na cara e usando casacos de pele (sou contra o uso de pele).

Todo o documentário é muito bem organizado, mostrando como a revista é produzida cinco meses antes de ser lançada. Realmente um exercício de apuração, já que nunca se sabe como estará o mundo num intervalo tão grande de tempo. É possível ver todos os estágios que a revista passa: desde a primeira reunião de pauta, passando por desfiles e ensaios de moda, até o preview final, antes da revista chegar nas bancas. E ninguém melhor do que Anna Wintour para segurar as rédeas e orquestrar cada um no seu quadrado.

Aliás, é interessante o fato do diretor querer equilibrar a Anna megera e a Anna mãe de uma estudante de advocacia. Ela gostaria muito que a filha assumisse seu cargo quando houvesse a necessidade de Anna deixar a revista. Quem sabe? Não sabemos o que acontecerá daqui a cinco anos na vida de Anna Wintour, assim como não sabemos o que será do mundo da moda.

Título Original: The September Issue

Lançamento: 2009

Direção: R. J. Cutler

Atores: Anna Wintour, Hamish Bowles, Sarah Brown

Duração: 90 min

Gênero: Documentário

Mais resenhas aqui.

Faça parte da nossa página no Facebook e receba conteúdos exclusivos!


Responses

  1. Interessante… lembrei mto d Diabo Veste Prada…
    rsrsrsrs

    sei lá…

    parabéns por mais uma matéria interessante e bem simples.
    Bacana seu envolvimento com o mundo da moda, qrendo ou não, tbm é uma forma d trabalho q exige pra caramba e vai além d cores e estampas.

    =**


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Categories

%d bloggers like this: