Posted by: licedoa | April 22, 2010

Earth Day

Eu fico abismada com certas datas. As pessoas criam datas pra desligar todas as luzes por uma hora, ou por um minuto, criam dias para ajudar a Terra como no Earth Day, que é hoje.

Mas eu me pergunto: o que você faz no seu dia a dia para ajudar a Terra? Provavelmente não muita coisa. Você dirige até o trabalho, come no fast food, fica no computador o tempo todo, todas as luzes da sua casa ficam acesas e blablablá.

Eu vou lhes ser sincera. Eu também não faço muito. Eu não reciclo, porque eu sei que por mais que tenham lindas lixeirinhas espalhadas pela minha cidade, no fim, vai tudo pro mesmo saco quando chega no aterro. Eu tento mas não consigo NÃO consuir carne. A ressalva é que eu adoro carne de galinha, então não tenho o costume de comer carne de boi. Mas eu não vou de carro pra faculdade, eu pego o ônibus. Assim posso ir lendo no caminho, ou ouço as notícias no rádio.

Mas no dia que eu tiver a minha casa, ela será quase que totalmente minimalista e verde. Mas ao meu modo. Porque se eu for depender dos serviços que se dizem verdes, meu deus, eu morro. Eu reciclaria, usando resto de qualquer coisa que eu tivesse na minha própria casa. Nenhum lixo meu iria parar na “coleta” da cidade. Minha casa trabalharia de forma ecológica, resumindo.

Eu sei que ser eco-friendly é muito chato. Mas é chato porque nós nunca tivemos o costume de pensar em TODAS as nossas ações. Não seria chato se todos nós fizésssemos isso desde sempre. Seria parte da nossa cultura cuidar do planeta Terra e talvez assim nós não estaríamos nesse calor infernal.

Por mais que eu seja carioca, eu odeio praia e sol. É tudo muito melequento, eu fico suando o tempo todo. E sinceramente, acho que ainda tem muita coisa para esquentar ainda. E mesmo nesses tempos de desespero ainda tem muita gente cega que não faz nada. Absolutamente nada. E para parecer bonzinho, cria o Earth Day, cria dias em UM ANO INTEIRO para apagar a luz por UMA MÍSERA HORA. Me diz: isso vale mesmo à pena? Vocês não acham que não somente alguém, mas muitos “alguéns” tem que acordar?


Responses

  1. Não tenho o costume de deixa r luzes acesas por toda a parte mas tbm não faço grande coisa pra ajudar o q vc vai deixar para seus netos? haushaus
    Bjs

  2. Oi, Alice,
    Gostei do teu post. Eloquente.
    Olha, eu faço o que eu posso e educo os meus filhos – certamente, eles educarão os filhos deles para que sejam ecologicamente conscientes.
    Não consigo ser eco-friendly as 24 horas do dia. Como você disse, come carne – eu também como – adoro churrasco, apesar de me sentir culpada só em pensar.
    Mas eu reciclo o meu lixo, mesmo sabendo que o meu porteiro poderá não fazê-lo. No bairro onde eu moro há sempre muitos catadores e quando separo o meu lixo, sei que estou de alguma forma contribuindo para que estes catadores recolham os plásticos, os vidros, papéis que eles comercializam. Eu economizo água. Pois sei que muitos nào têm essa preciosidade que é a água, eu não deixo a luz acesa quando não estou nos cômodos.
    Cada um fazendo uma parte, vira um inteiro, não acha?
    Beijos,

  3. Em casa, por onde eu ando, vou desligando todas as lâmpadas e aparelhos que ficam acesos e não tem ninguém por perto.

    A idéia do Earth Day é interessante, mas muito poucou ou nenhum efeito tem.

    Tínhamos que desenvolver esta consciência de preservação dos recursos desde crianças na escola.

    Mas, enquanto isso não ocorre, eduquemos nossos filhos… FAÇAMOS A NOSSA PARTE.

    Abraços!
    Fernando Nunes
    http://www.incompetentes.com.br

  4. Nossa, é exatamente com pensamentos assim que o nosso planeta está essa coisa LINDA hoje! Falatório todo mundo tem, julgar todo mundo sabe, e fazer, me diz, quem é que faz? r quem se importa realmente? O mundo já está perdido, conformem-se, o ser humano não é um ser racional definitivamente.

  5. Pois é, ajudar a terra tem que ser todos os dias.

    Obrigada pela visita.


Leave a Reply

Categories

