Posted by: licedoa | April 26, 2010

Mais Teatro, Brasil!

Teatro Bolshoi, em Moscou, Rússia

Sei que eu escrevo muito sobre cinema aqui no blog. Mas esse blog foi criado para tratar de cultura pop, não no sentido de tudo que é popular, cenários que são populares de uma forma geral. O cinema, a música, a tv, todos esses “meios”, digamos assim, são populares, mas tem suas vertentes mais desconhecidas que eu também ponho aqui, porque não é só o que é altamente popular que é bom e nem sempre o popular é o melhor.

Dentre todos esses, eu também gostaria de falar mais sobre teatro. O teatro é conhecido, mas é ignorado. Pode ser por questões econômicas, pode ser por uma questão de gosto. Mas a questão é que todo meio de cultura deve ser propagado e, o teatro é um meio cultural também.

A última vez que eu fui ao teatro, foi para assistir ao espetáculo do Charles Möeller, O Despertar da Primavera, que eu já escrevi a resenha aqui no blog. Eu nunca tinha visto um musical no teatro, e me apaixonei! A atuação no teatro tem muito mais fervor. Parece que tudo é feito com mais paixão. Diferente do cinema e da tv, onde tudo é mais natural.

Por isso, eu acho que o teatro deveria ser mais acessível. Vejo que diferentes pontos do Rio de Janeiro que tem teatros, tem peças em estilos diferentes. Acho que deveriam diversificar as peças para todos os pontos teatrais do Rio. As peças poderiam fazer uma espécie de rodízio pelo Rio. E, é claro, nos outros estados do Brasil também.

E uma coisa muito interessante aconteceu. A Cennarium criou uma campanha chamada Mais Teatro, Brasil!, que quer incluir a arte, a cultura e o entretenimento, no Brasil todo, dando ênfase ao teatro. O objetivo é que eles consigam o maior número de assinaturas para criar um projeto de Lei, com o Congresso Nacional, para a criação de um Centro Integrado de Cultura em cada município, em que a população seja maior que 25 mil habitantes.

Imaginem só conseguir ter um centro em que você pudesse ter acesso à várias peças de teatro! Seria uma boa, não? Para assinar o manifesto, você entra no site e no canto direito tem os campos pedindo o seu nome, RG, estado e tudo mais, aí é só clicar em “Dou a maior força”. Feito! Corre lá!


Outras notícias em @alicedoa3.


Leave a Reply

Categories

