Posted by: licedoa | February 24, 2011

Aquecimento Oscar 2011 – Parte II

Para quem ainda não sabe estarei postando textos sobre a história e as curiosidades sobre o Oscar e no dia 27 de Fevereiro vai ser o grande dia para conferir se as suas apostas ganharão o maior prêmio do cinema.

Ontem vimos como o Oscar começou, por quê ele tem esse nome, quem é o carequinha que os ganhadores levam pra casa e quem são os membros da Academia. Hoje veremos como é feita a votação.

Uma Escolha de Honra…

Existe um livro onde estão todos os filmes que rolaram pelos cinemas de Los Angeles entre 1º de Janeiro e 31 de Dezembro do ano anterior ao da votação. Ou seja, nesse ano de 2011, só consta nesse livro as produções de 2010.

A partir daí cada membro só pode votar na categoria referente à sua área de atuação: ator vota em ator, diretor em diretor e por aí vai. As únicas exceções são as categorias de filme estrangeiro e animação, onde os membros de outras categorias podem indicar também. Assim nascem os indicados que vocês podem conferir a lista aqui.

Na hora do vamos ver quem decide é apenas… Todo mundo. Todos os membros da Academia votam em todas as categorias pra decidir quem vai levar o careca de ouro pra casa. Só que quando a categoria é animação, curta-metragem, curta-metragem documentário, filme estrangeiro e documentário longa-metragem, aí o membro tem que provar que realmente assistiu aos filmes para votar.

Os membros votam em cédulas de votação, que depois vão pra uma empresa chamada PricewaterhouseCoopers. Dessa empresa só dois felizardos sabem quem votou em quem. O nome dessas beldades é Brad Oltmanns e Rick Rosas. Aqui tem um vídeo interessante sobre o trabalho deles.

No início, mais precisamente na primeira festa do Oscar, os vencedores foram divulgados três meses antes da premiação e a partir daí os resultados só eram divulgados pra imprensa com o sigilo de serem publicados na manhã seguinte.

O problema é que tem gente que não consegue se segurar e acaba falando demais. Em 1940, o jornal Los Angeles Times burlou o acordo de sigilo e publicou a lista dos ganhadores e desde então a Academia utiliza os envelopes lacrados para que ninguém possa violá-los.

Pessoal, no próximo texto vamos ver as curiosidades do Oscar. E olha que não são poucas hein!

Conteúdo exclusivo em @alicedoa3.

Vejam também: Posts Colaborativos


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Categories

%d bloggers like this: