Posted by: licedoa | March 13, 2011

Não Me Abandone Jamais

A adaptação do livro homônimo do escritor japonês Kazuo Ishiguro é imperdível…

Título Original: Never Let Me Go

Lançamento: 2010

Direção: Mark Romanek

Atores: Carey Mulligan, Andrew Garfield, Keira Knightley

Duração: 103 min

Gênero: Drama

Sinopse: Kathy H. tem 31 anos e está prestes a encerrar sua carreira de cuidadora. Enquanto isso, ela relembra o tempo que passou em Hailsham, um internato inglês que dá grande ênfase às atividades artísticas e conta, entre várias outras amenidades, com bosques, um lago povoado de marrecos, uma horta e gramados impecavelmente aparados. No entanto, esse internato idílico esconde uma terrível verdade. ‘Não me Abandone Jamais’ reflete, através da ficção científica, a questão da existência humana.

Não Me Abandone Jamais tem um desejo macabro e apesar de ter quase a mesma temática de A Ilha, mais lembra a música Another Brick In The Wall, do Pink Floyd. Mas não esperem por um blockbuster. É interessante ver como funciona o comportamento humano através de um regime dentro da escola Hailsham, que são controlados para não terem impulsos ditos errados. Todos seguem uma rotina regrada e inspecionada através de um dispositivo que eles usam no braço. Mas aos poucos é possível notar que a natureza fala mais alto quando eles começam a fumar e a demonstrar raiva.

Kathy e Tommy começam a se aproximar e logo estão compartilhando segredos e experiências. O sentimento de Kathy começa a fluir quando Tommy a presenteia com uma fita que tem a música que dá nome ao filme. Aos poucos vão descobrindo que existem vontades entre eles, como o processo natural humano. Mas um tempo depois os sentimentos de Kathy por Tommy são reprimidos por Ruth gostar dele.

Tudo muda quando a professora conta o que eles estão fazendo naquela escola e entrega a mensagem de que eles precisam saber quem são e o que são e poderem aproveitar um pouco a vida. Um recado um tanto chocante para crianças que lavavam uma vida “normal”. Depois disso a professora é despedida.

The Cottage era como uma vila para onde os alunos, já adultos, são transferidos com a falsa ideia de que podem fazer o que quiserem. Lá, Kathy se reaproxima de Tommy, causando ciúmes em Ruth.

Ruth sempre quer parecer conhecer do mundo e se sente fascinada pelo exterior de Cottage e os hábitos das pessoas através da TV. Kathy é a única solteira na casa onde eles ficam e é retraída com os outros residentes. A vida em Cottage é um pouco diferente já que eles têm mais liberdade, o que significa que sexo e traição acontecem sem limites.

Cada vez mais a intriga entre Kathy e Ruth aumenta, já que Ruth se demonstra mais mulher sem entender o exato significado de maturidade. Então, Kathy se torna cuidadora e começou a trabalhar diretamente com os doadores. Nessa experiência, ela encontra seus amigos no estágio de doadores. O final é até meio previsível, mas não tira o vigor com que o roteiro foi escrito.

Andrew Garfield já é querido meu de longa data como já comentei por aqui várias vezes e dessa vez ele realmente superou minhas expectativas. Ele não será apenas o Homem-Aranha, ele será um grande ator e espero que não acabar se perdendo no caminho da fama.

Esperava mais da Carey Mulligan e Keira Knightley que são boas atrizes em outros filmes e não exploraram to bem seus potenciais neste. Mas o monólogo final de Kathy, que mostra uma epifania sobre a trajetória deles até ali, é fenomenal.

Um belíssimo longa com uma visão do comportamento humano e seus desdobramentos, abordado de uma forma diferente daquela que estamos acostumados a assistir, como em A Ilha mencionada no início do texto.

Fonte da Sinopse: Adoro Cinema

Conteúdo exclusivo em @alicedoa3.

Vejam também: Posts Colaborativos


Responses

  1. Gostei bastante desse filme, apesar de triste e já sabermos o que vai acontecer desde o começo do filme, prende a atenção o tempo todo.


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Categories

%d bloggers like this: