Posted by: licedoa | March 24, 2011

Harry Houdini

Um homem à frente de sua época…

O que? Você não conhece Harry Houdini? É apenas o ilusionista mais brilhante da história! Hoje fazem 137 anos do nascimento de Houdini e vim aqui para contar um pouco da história dele e, é claro, mostrar alguns filmes que se basearam em seu ilustre nome.

Ehrich Weiss nasceu em Budapeste, Hungria, em 24 de Março de 1874. Quando tinha apenas quatro anos, sua família emigrou para os Estados Unidos em busca de um lugar para viver bem, já que a América, como eles chamavam naquela época, era uma terra prometida. Harry teve que trabalhar desde muito cedo porque sua família era muito pobre. Foi perfurador de poços, fotógrafo, contorcionista, trapezista e ferreiro. Foi neste último que aprendeu os truques de mágica que o levariam a ter o título de maior mágico ilusionista de todos os tempos.

Uma vez, seu chefe lhe deu o trabalho de abrir uma algema porque ele tinha perdido a chave. Depois de tentar abri-las com a serra, teve a ideia de usar uma pinça, que mais tarde seria a “chave” para abrir todas as algemas que usava em seus truques.

Houdini sempre brincou com o perigo, desde que começara a se apresentar como mágico. Dentre suas idéias estavam: se amarrar com correntes e cadeados, dentro de caixas ou tanques fechados, dentro e fora d’água. Era capaz de ficar vários minutos dentro d’água sem respirar e, foi numa dessas demonstrações que Houdini morreu. Após se apresentar para uma platéia de estudantes em Montreal, Canadá, um dos estudantes invadiu os bastidores e sem dar tempo para que Houdini preparasse os músculos, deu dois socos em seu abdômen. Os socos romperam-lhe o apêndice levando-o à falecer uma semana depois em um hospital de Detroit. Ninguém até hoje jamais conseguiu repetir tantos feitos quanto Harry Houdini, ou alcançou seu posto de melhor mágico ilusionista de todos os tempos.

Vamos à lista de filmes:

Atos que Desafiam a Morte

Sinopse: O famoso ilusionista Harry Houdini (Guy Pearce) chega a Edimburgo e oferece US$ 10 mil a quem conseguir entrar em contato com sua mãe no além. Mary McGarvie (Catherine Zeta-Jones), uma médium bela e trapaceira, aceita o desafio. Porém à medida que Houdini ocupa seu tempo em companhia de Mary ele percebe que sente-se cada vez mais atraído por ela.

Trailer

Houdini, O Homem Miraculoso

Sinopse: A trajetória de Harry Houdini (Tony Curtis) desde quando se apresentava em parque de diversões, onde conheceu Bess (Janet Leigh). Logo se casaram, mas após um ano ela estava cansada de não ver o talento do marido reconhecido e o convence a aceitar um emprego em uma fábrica de fechaduras em Nova York. Lá Houdini estava infeliz e, quando ganha como prêmio por ter saído de uma camisa de força uma viagem para a Europa para uma pessoa, Bess a troca por duas passagens só de ida. Já na Europa Houdini começa a ganhar fama ao fugir de um cela da Scotland Yard, com seu prestígio se espalhando por todo o continente. Porém ao voltar para Nova York ninguém lhe dá atenção, então ele faz exibições para atrair o público e consegue ser respeitado no seu país. Entretanto, estes números vão se tornando cada vez mais perigosos e Bess teme que algo aconteça ao marido.

O Encanto das Fadas

Sinopse: 1917, duas garotas inglesas se espairem no jardim e causam rebuliço ao mundo ao afirmarem ter visto, e fotografado, fadas de verdade que visitavam seu jardim. A descoberta incrível atrai pessoas famosas como o mágico Houdini e o escritor Arthur Conan Doyle. É uma história inspirada em fatos “reais”. As priminhas Elsie (Hoath) e Frances (Earl) juram ter feito contacto e fotografado fadas. A seguir tudo se complica, por que esta é uma descoberta inacreditável que gera polêmica entre pais, jornalistas, fotógrafos profissionais e espiritualistas, além de vultos famosos. O pequeno jardim de West Yourkshire vira o centro das atenções. Todas as pessoas querem ver as fadas. Mas nem todas o podem. Esta façanha é somente para pessoas que acreditam em seres extrafísicos como fadas, gnomos e espíritos elementais. As duas crianças causam tumulto em sua cidadezinha ao exibirem a foto que elas mesmas tiraram mostrando fadinhas, com asas e tudo. Parapsicólogos, jornalistas e religiosos de todas as partes chegam à cidade desejando desvendar o mistério.

Uma última notícia: A Summit Entertainment, a mesma produtora da saga Crepúsculo, está pensando em produzir um filme sobre a história da vida de Harry Houdini. O que vocês acham? Será que pega?

Fonte da Sinopse: Filmow

Quer escrever resenhas pro Ligadona? Veja como fazer parte!

Conteúdo exclusivo em @alicedoa3.


Responses

  1. É uma figura extremamente interessante, porém não assisti aos filmes que contam um pouco de sua vida.

    Até mais

  2. Só fui ao certo saber um pouco sobre ele, porque o Google comemorou. Mas sempre ele estava em referência algum filme e eu não sabia.


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Categories

%d bloggers like this: