Posted by: licedoa | April 19, 2011

Dia do Índio

Devida a grande perseguição aos índios, a partir de 1943, o presidente Getúlio Vargas decretou que todo dia 19 de Abril seria o Dia do Índio. A importância desse dia e de todos os outros é aprender a respeitar essa cultura e ter respeito por ela. Hoje existem índios “civilizados”, mas eles ainda sofrem muito com o preconceito da sociedade. Não sou à favor de dias pra isso ou para aquilo, mas nesse dia lembrem de respeitar não só os índios mas também outras culturas e outras opiniões. Como feito no Dia da Mentira, veremos aqui os filmes com temática indígena.

Caramuru – A Invenção do Brasil


Sinopse: Em 1º de janeiro de 1500 um novo mundo é descoberto pelos europeus, graças a grandes avanços técnicos na arte náutica e na elaboração de mapas. É neste contexto que vive em Portugual o jovem Diogo (Selton Mello), pintor que é contratado para ilustrar um mapa e, por ser enganado pela sedutora Isabelle (Débora Bloch), acaba sendo punido com a deportação na caravela comandada por Vasco de Athayde (Luís Mello). Mas a caravela onde Diogo está acaba naufragando ele, por milagre, consegue chegar ao litoral brasileiro. Lá ele conhece a bela índia Paraguaçu (Camila Pitanga) com quem logo inicia um romance temperado posteriormente pela inclusão de uma terceira pessoa: a índia Moema (Déborah Secco), irmã de Paraguaçu.

Trailer

Dança Com Lobos


Sinopse: Durante a Guerra Civil Americana, soldado é enviado a um posto avançado no meio do nada e lá conhece uma tribo de índios sioux, da qual acaba fazendo amizade e tornando-se um deles.

Trailer

Spirit – O Corcel Indomável


Sinopse: No final do século XVII em pleno Oeste norte-americano vive Spirit, um cavalo que resiste a ser domado pelo homem. Ele se apaixona por uma égua local, chamada Chuva, e desenvolve uma grande amizade com um jovem índio Lakota chamado Pequeno Rio. Juntos eles acompanham a colonização do local onde vivem, percebendo as mudanças que a chegada da civilização fazem em seu dia-a-dia.

Trailer

Pocahontas


Sinopse: Um navio parte da Inglaterra com objetivo de encontrar um “Novo Mundo”, tendo, entre os tripulantes, o ganancioso governador da Inglaterra, que só pensa em descobrir ouro, e o aventureiro capitão John Smith. Ao chegarem em uma terra desconhecida, John sai para explorar a região e encontra uma bela índia chamada Pocahontas. Ambos aprendem muito um com o outro, até que o povo de Pocahontas e os ingleses entram em guerra por terem interesses diferenciados em relação às terras.

Trailer

O Novo Mundo


Sinopse: No início do século XVII poucas mudanças haviam ocorrido na América do Norte. Apesar de ter sido descoberto em 1492, o continente continuava sendo uma grande área de mata primitiva, aparentemente interminável, habitada por várias tribos indígenas. Em abril de 1607 três pequenas naus, carregando 103 homens, partem da Inglaterra para este mundo pouco conhecido, com o objetivo de estabelecer nele raízes culturais, religiosas e econômicas. No navio Susan Constant, o principal da frota, está John Smith (Colin Farrell), um homem de 27 anos que foi condenado à forca por insubordinação e está agora acorrentado abaixo do convés. Quando o navio aporta John é libertado pelo capitão Christopher Newport (Christopher Plummer), que considera que seus talentos possam ser úteis para que a tripulação sobreviva neste mundo desconhecido. Os navios ingleses aportam, sem saber, em meio a um império indígena sofisticado, que é governado por Powhatan (August Schellenberg). Os ingleses enfrentam dificuldades para se adaptar a este novo mundo, o que faz com que John busque ajuda junto aos homens locais da tribo. É quando ele encontra uma jovem impulsiva e voluntariosa, apelidada pela família e amigos de Pocahontas (Q’Orianka Kilcher), que é também a filha preferida de Powhatan. Em pouco tempo surge a paixão entre John Smith e Pocahontas, o que faz com que eles tenham que enfrentar a resistência de ambos os lados.

Trailer

Fonte da Sinopse: Filmow

Quer escrever resenhas pro Ligadona? Veja como fazer parte!

Conteúdo exclusivo em @alicedoa3.


Responses

  1. Como o Ian dizia: Índio só fica lá na dele, dançando, fumando um, tomando um chá…

  2. Oi Ligadona,
    Achei muito boa sua postagem sobre o Dia do Indio e vou colocar no meu blog no dia 19 algo mais simples, com a intenção de chamar atenção para a preservação das tradiçoes indígenas no Brasil.
    beijocas da Brunareca.


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Categories

%d bloggers like this: