Posted by: licedoa | April 20, 2011

Rio

Título Original: Rio

Lançamento: 2011

Direção: Carlos Saldanha

Atores: Jesse Eisenberg, Anne Hathaway, George Lopez

Duração: 96 min

Gênero: Animação, Aventura, Comédia

Sinopse: Blu é uma arara-azul que sempre viveu em cativeiro, nunca aprendeu a voar e não sabe viver fora de casa. Um dia, o pássaro que é nativo do Brasil, mas nunca morou aqui, vai para o Rio e descobre um mundo diferente, fora da gaiola.

Logo no início, Rio já entrega que será um filme bem animado e tipicamente brasileiro, no bom sentido, é claro! Rio é uma grande história de amizade e lealdade e de descobrir que você não precisa servir uma roupa em um estereótipo pra vencer na vida.

Blue não sabe voar e isso o transforma em um estranho no ninho, com o perdão do trocadilho. Isso se houvesse um ninho, já que ele foi deixado sozinho e foi parar bem longe de seu habitat.

O filme mostra o Rio do jeito que é, sem valorizar o lado ruim. Todo turista que chega aqui leva um choque cultural, não só pelo Carnaval, mas também pela pouca roupa, isso é normal e o filme retrata direitinho, junto com o jeitinho carioca de ser que pegou nos pássaros “da área”.

Dá para notar em uma sequência que mostra uma espécie de prisão dos pássaros que seriam vendidos mais tarde. Aqui, quero deixar uma mensagem puramente pessoal. Não podemos ficar comprando pássaros, não importa a espécie. Eles são animais silvestres que precisam estar em contato direto com a natureza. Lugar de pássaro é voando, livre, com espaço ilimitado e não numa gaiola. Voltemos à resenha…

A fotografia dá o tom boêmio do Rio de Janeiro e funciona com a linguagem do filme. Nos momentos de alegria os pássaros se tornam maravilhosamente coloridos, enquanto que em momentos do cativeiro eles não recebem tanto tratamento na cor ficando mais, realistas por assim dizer.

Uma belíssima história de amor, Rio vale para as crianças, os adultos, a família, os casais, para outros diretores de Hollywood para demonstrar como o Rio de Janeiro é maravilhoso e quais as razões de ser maravilhoso.

Fonte da Sinopse: Filmow

Quer escrever resenhas pro Ligadona? Veja como fazer parte!

Conteúdo exclusivo em @alicedoa3.


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Categories

%d bloggers like this: