Posted by: licedoa | April 21, 2011

A Garota da Capa Vermelha

Título Original: Red Riding Hood

Lançamento: 2011

Direção: Catherine Hardwicke

Atores: Amanda Seyfried, Lukas Haas, Gary Oldman

Duração: 100 min

Gênero: Fantasia, Suspense

Sinopse: Em A Garota da Capa Vermelha, Amanda Seyfried interpreta Valerie, uma bela garota ligada a dois homens. Ela é apaixonada pelo melancólico forasteiro Peter (Shiloh Fernandez), porém seus pais a prometeram em casamento ao abastado Henry (Max Irons). Inconformados com a situação, Valerie e Peter planejam fugir, até que tomam conhecimento de que a irmã mais velha de Valerie foi morta pelo lobisomem que vaga pela escura floresta que rodeia o vilarejo onde moram.

Durante muitos anos, seus habitantes mantiveram uma difícil trégua com a fera, oferecendo-lhe mensalmente um animal em sacrifício. Mas sob uma lua cor de sangue, o lobisomem desrespeita o acordo, tirando uma vida humana. Sedenta de vingança, a população recorre a um famoso caçador de lobisomens, o padre Solomon (Gary Oldman), com a intenção de matar o monstro. Porém, a chegada de Solomon provoca consequências inesperadas, pois ele revela que o lobisomem assume forma humana durante o dia, podendo ser qualquer um deles.

O número de mortes cresce a cada lua, e Valerie começa a desconfiar que o lobisomem pode ser alguém que ela ama. O pânico toma conta de todos e ela descobre que tem uma ligação particular com o monstro — algo que os une inevitavelmente e a transforma ao mesmo tempo em suspeita… e isca.

Aqui começa a resenha, então se vocês não quiserem saber spoilers não leiam e comentem apenas a sinopse. Bom, A Garota da Capa Vermelha é bom para ser assistido uma vez, mas depois provavelmente vai te enjoar. Catherine Hardwicke não consegue ultrapassar certas barreiras.

Valerie é a típica mocinha que não quer ser a mocinha da história, ela quer sair pela tangente e fazer do jeito dela. No início achei bem parecido com A Vila, de M. Night Shyamalan por causa de um monte de gente que vive em uma aldeia e tem todo um esquema de toque de recolher por causa de um lobo que ronda a aldeia. Mas acabou sendo uma história de lobisomem mesmo.

Henry, o Felipe Neto do filme, quer Valerie de qualquer jeito e com seu jeito galã, quer se meter a guerreiro e lutar pelo pequeno vilarejo. E, de quebra, ganhar o coração dela, é claro.

Mas o mais estranho é a história da capa vermelha, que foi feita pela mãe dela pra ela usar no casamento. Mas Valerie não queria se casar, ela se sentia vendida.

Em certo ponto a história começa a perder o rumo e tudo parece ter um pretexto sexual. Em certos pontos, o filme chega a ser apelativo. Danças sensuais, insinuações de Valerie com Henry. Até a fotografia muda nesses momentos, mostrando tons quentes e muito fogo. E o pior é que o lobo se sente atraído por tudo isso, mostrando a verdadeira história da Chapeuzinho Vermelho original. Se vocês quiserem saber mais sobre isso deveriam ler A Psicanálise dos Contos de Fada.

Algumas pistas deixam bem claro quem é o lobo, desde a metade do filme. Tive minhas dúvidas por conta do caráter de alguns personagens. Mas a descoberta foi surpreendente mesmo assim.

Comentei em outro filme que Billy Burke é um bom ator, mas não o vi dando o melhor de si em A Garota da Capa Vermelha. O mesmo pode-se dizer sobre Gary Oldman, outro favorito, que pra mim sempre será o Drácula. Mas Solomon não colou.

Eu realmente esperava mais. Assim como em Crepúsculo, Catherine Hardwicke tem medo de chegar aos finalmentes deixando elementos como ação e personagens fortes, de lado. Mas é um bom mistério, vale à pena ser visto.

Fonte da Sinopse: Filmow

Quer escrever resenhas pro Ligadona? Veja como fazer parte!

Conteúdo exclusivo em @alicedoa3.


Responses

  1. […] De:https://ligadona.wordpress.com/2011/04/21/a-garota-da-capa-vermelha/ […]


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Categories

%d bloggers like this: