Posted by: licedoa | March 25, 2012

Jogos Vorazes

Jogos Vorazes é uma grande crítica à reality shows como Big Brother, só que é uma versão mais sangrenta. De qualquer forma, nós continuamos com o gosto em assistir a vida alheia e os jogadores só se importam em aparecer, sem se importar tanto com o dinheiro do jogo. O filme discute muito bem toda a aura de poder que os jogadores esperam ter. Podemos ver os poderosos mostrando maior desejo pela imagem, enquanto outros morrem de fome em diferentes distritos.

Katniss é a heroína que mora no Distrito 12, onde a população vive em condições precárias, morrem de fome e todo o local é rodeado por uma cerca. Mas Katniss não se importa. Em casa, ela tem a mãe e a irmã mais nova, Prim, pra cuidar. E por isso, sai todos os dias para caçar, do outro lado da cerca. Até o grande dia da escolha dos jogadores dos Jogos Vorazes. Quando ela menos espera, Prim é escolhida no colheita. Mas Katniss não pode deixar sua irmã tão jovem lutar com outros que são bem mais capazes do que ela. Então, ela se oferece. Peeta, do mesmo distrito, vai lutar também nos jogos em defesa do distrito.

Quando as notícias de que Jogos Vorazes seria adaptado para as telonas surgiu, todos começaram a comparar a nova saga com Harry Potter e Crepúsculo. Mas diferente desses livros “classificação livre”, Jogos Vorazes deve ser mostrado com muito cuidado para as crianças. O filme mostra cenas de luta, já que os jovens de 12 a 18 anos que são escolhidos, tem de se matar. E apenas o último sobrevivente ganhará o jogo.

O filme tem um novo tipo de abordagem, diferente daqueles outros que eu mencionei no parágrafo anterior, pois ele não se foca nos romances, mas sim na batalha não só da guerreira principal, mas também a luta de um povo sem voz. E através da heroína, podemos ver como funciona a máquina da televisão e dos reality shows.

O interessante também, é que podemos ver os bastidores do jogo indicando todo o esquema político por trás dele. Isso fica bem claro principalmente no fim do filme, quando Seneca Crane é levado para uma sala vazia.

Não entrei no âmbito literário porque não li os livros e já expliquei várias vezes aqui que livros e filmes são coisas bem distintas. Cada um tem sua linguagem. Mas certamente me despertou o interesse de ler os livros, para descobrir quais são os planos de Katniss dali para frente.

Título Original: The Hunger Games

Lançamento: 2012

Direção: Gary Ross

Atores: Jennifer Lawrence, Josh Hutcherson, Liam Hemsworth

Duração: 142 min

Gênero: Aventura, Drama, Ficção Científica

Mais resenhas aqui.

Dê um Like na nossa página do Facebook.


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Categories

%d bloggers like this: