Posted by: licedoa | March 28, 2012

Perfil Diretor #9

Orson Welles

Orson Welles sempre gostou de arte. Aos 16 anos, quando ele perdeu o pai, começou a estudar a pintura.Como Welles não tinha grande interesse em estudar, logo começou a trabalhar como ator. Ele se envolveu de tal maneira, que fundou sua própria companhia de teatro, em 1937.

Mas foi em 1938, que Orson Welles ficou conhecido por uma comoção que ele criou. Em uma noite, ele começou a ler e interpretar o livro Guerra dos Mundos, de Herbert George Wells, em uma transmissão pelo rádio. A narração da história causou pânico na população local, tornando aquela história inesquecível. Vocês podem ouví-la aqui.

Com a fama, vieram os filmes dirigidos por ele. O mais famoso é Cidadão Kane, onde ele falava sobre a ascensão de um mito da imprensa americana. Vamos conhecer um pouco mais sobre ele:

Cidadão Kane

Sinopse: A ascensão de um mito da imprensa americana, de garoto pobre no interior a magnata de um império dos meios de comunicação. Inspirado na vida do milionário William Randolph Hearst.

Trailer

A Dama de Shanghai

Sinopse: Michael O’Hara (Orson Welles) é um marinheiro que vê a bela Elsa Bannister (Rita Hayworth) passeando de charrete no parque. Ele a ajuda quando ela é assaltada por três homens, levando-a até seu carro. No dia seguinte Michael recebe a visita de Arthur Bannister (Everet Sloane), marido de Elsa e um advogado criminalista consagrado, que deseja que ele trabalhe em seu iate durante uma viagem que o casal fará. Inicialmente relutante, Michael aceita o trabalho devido à atração que sente por Elsa. Na viagem também está George Grisby (Glenn Anders), sócio de Arthur, que oferece a Michael US$ 5 mil caso ele o mate.

Trailer

A Marca da Maldade

Sinopse: Ao investigar um assassinato, Ramon Miguel Vargas (Charlton Heston), um chefe de polícia mexicano em lua-de-mel em uma pequena cidade da fronteira dos Estados Unidos com o México, entra em choque com Hank Quinlan (Orson Welles), um corrupto detetive americano que utiliza qualquer meio para deter o poder.

Trailer

O Processo

Sinopse: Joseph K. (Anthony Perkins) é um homem reservado, que vive na pensão da senhora Grubach (Madeleine Robinson) e se dá bem com todos os demais moradores do local. Um dia ele é acordado por um inspetor de polícia (Arnoldo Foà), que lhe informa que está preso mas não o leva sob custódia. Durante o processo Joseph segue com suas atividades normais, tendo apenas que ficar à disposição das autoridades a qualquer hora do dia. Incomodado por não saber do que está sendo acusado, ele decide investigar em busca de uma resposta.

Trailer

História Mortal

Sinopse: Rico comerciante europeu decide tornar realidade a “imortal” lenda de um marinheiro que seduz a esposa de um homem rico. Paga uma mulher para ser sua esposa por um dia e encontra um marinheiro no cais para participar da encenação.

O que vocês acharam da carreira desse grande diretor? Comentem!

Mais diretores aqui.

Dê um Like na nossa página do Facebook.


Responses

  1. Não conheço muito a filmografia dele, mas Cidadão Kane é fantástico!


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Categories

%d bloggers like this: