Posted by: licedoa | April 25, 2012

Perfil Diretor #12

Alfred Hitchcock

Alfred Hitchcock é um dos cineastas mais famosos do mundo. Ele é muito conhecido por ter feito filmes de suspense que, em sua época arrepiavam até o último fio de cabelo. Ainda hoje lembramos de Psicose com aquela música típica que eternizou a cena da morte de Marion Crane no chuveiro.

Hitchcock foi um grande seguidor da Indústria Cultural por seguir sempre a mesma fórmula em seus filmes, como forma de garantir seu público e repetir grandes sucessos de bilheteria. Mas ao contrário dos diretores da atualidade ele não se preocupava tanto com orçamentos. Ele queria fazer filmes para o grande público mas também se preocupava em ter uma identidade, por isso se preocupava muito com o enquadramento de suas produções. Vamos conhecer um pouco mais de sua carreira.

Festim Diabólico

Sinopse: Na cidade de Nova York, Brandon e Phillip assassinam seu amigo David, por considerarem-se superiormente intelectuais em relação a ele. Com toda a frieza e arrogância, resolvem provar para eles mesmos sua habilidade e esperteza: esconderão o cadáver em um grande baú, que servirá como mesa e estará exposto no meio da sala de estar do apartamento deles, durante uma festa que realizarão logo em seguida. Baseado em fatos reais.

Trailer

Pacto Sinistro

Sinopse: Guy Haines, um tenista profissional, tem a oportunidade de conhecer Bruno Antony, um rico perdulário, em um trem. Tendo lido tudo sobre Guy, Bruno está sabendo que o jogador de tênis tem um casamento infeliz com Miriam e foi visto na companhia de Anne Morton, a filha de um senador. Inoportunamente, Bruno revela para Guy que sempre odiou seu pai. Guy escuta Bruno discursar sobre a teoria da “troca de assassinatos”. Supondo que Bruno matasse Miriam e Guy, em troca, assassinasse o pai de Bruno, não haveria conexão entre os assassinos e suas vítimas e no momento das mortes os interessados teriam álibis que os deixariam livres de qualquer suspeita. Ao chegar no seu destino Guy se despede de Bruno, sem pensar mais na teoria homicida dele, que considerou uma piada. Mas Bruno em sua loucura entendeu que havia um pacto entre eles. Em pouco tempo Miriam é estrangulada e agora Bruno quer que Guy mate seu pai e cumpra sua parte no acordo.

Trailer

Os Pássaros

Sinopse: Considerado um dos melhores filmes de Hitchcock, Os Pássaros é um exercício de suspense dos mais intrigantes. Pássaros começam a ficar violentos e atacarem pessoas na pequena cidade de Bodega Bay, espalhando o terror na localidade.

Trailer

Psicose

Sinopse: Marion Crane (Janet Leigh) rouba a firma em que trabalha e foge para recomeçar sua vida. Uma tempestade a faz parar num hotel de beira de estrada, onde é recebida pelo estranho, porém afável, Norman Bates (Anthony Perkins), que cuida do lugar. Quando Marion desaparece, sua irmã e o amante decidem investigar. Um dos mais famosos filmes de Hitchcock, com a famosa seqüência em que a mulher é esfaqueada enquanto toma banho.

Trailer

Um Corpo que Cai

Sinopse: Em São Francisco, um detetive aposentado (James Stewart) que sofre de um terrível medo de alturas é encarregado de vigiar uma mulher (Kim Novak) com possíveis tendências suicidas, até que algo estranho acontece nesta missão.

Trailer

O que acham de Hitchcock? Gostam dele? Odeiam ele? Acham clichê? Qual o filme favorito de vocês? Comentem!

Mais diretores aqui.

Faça parte da nossa página no Facebook e receba conteúdos exclusivos!


Responses

  1. Esse aí é gênio. Meu favorito é “Intriga Internacional”.

  2. Reblogged this on PORTAFOLIO. BITACORA DE UN TRANSFUGA. 2000.2010.


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Categories

%d bloggers like this: