Posted by: licedoa | May 29, 2012

Apenas Uma Noite

Dizem que basta contar uma mentira mais de cem vezes e ela se torna verdadeira. No caso de Apenas Uma Noite, bastou uma leve desconfiança para que todas as situações reagissem até o ponto de a traição se tornar verdade. O filme mostra que para algumas pessoas é necessário cometer um erro para aprender a amar seu parceiro.

Enquanto Michael (Sam Worthington) viaja a trabalho, sua esposa Joanna (Keira Knightley) fica em casa imaginando milhares de coisas. Uma delas é se Michael estaria traindo ela. Após uma festa, onde eles se encontram com uma amiga de trabalho de Michael, Joanna acaba ficando com a pulga atrás da orelha.

O filme já começa em briga, Joanna é agressiva, tirando conclusões precipitadas a partir de uma mera troca de olhares com a amiga de Michael. Nesse momento nota-se que não há entrosamento nenhum entre Keira e Sam. Eles são meros personagens sem vida quando estão contracenando.

Apenas Uma Noite mostra um casamento que, depois de três anos, perdeu seu encanto. O principal aspecto perdido é a confiança. Novamente, já que o marido sempre viaja a trabalho, Joanna não sabe se confia totalmente nele e ele, em contrapartida, fica desconfiado dela depois de uma conversa com sua amiga de trabalho, interpretada por Eva Green, que também não tem um papel muito forte no filme.

Massy Tadjedin conseguiu dar a Apenas Uma Noite uma aura parecida com o que Mike Nichols deu a Closer – Perto Demais. Uma maneira estranha e até meio fria que os personagens tem, de se relacionar uns com os outros.

Massy escreveu também Camisa de Força, que apesar de ser meio cansativo pelo tempo que vai e volta mas não deixa de ser um bom filme. Em Apenas Uma Noite ela não dá nem sentido real ou sentimento para a história.

Mas a única que parece estar completamente fora de contexto, é Keira. Talvez mais pelo personagem do que pela atriz em si. A todo momento ela quer se entregar, mas fica na indecisão. Como quando ela está no bar ao lado do amigo Alex, falando sobre seu casamento com estranhos. Ela parece nunca ter certeza se fala a verdade ou se inventa qualquer coisa.

Apenas Uma Noite não se trata de um filme sobre traições. Ele mostra o caminho e as situações que propiciam esse tipo de decisão. É fraco por isso, porque não explora tão bem a história.

Título Original: Last Night

Lançamento: 2010

Direção: Massy Tadjedin

Atores: Keira Knightley, Sam Worthington, Eva Mendes

Duração: 93 min

Gênero: Drama, Romance

Mais resenhas aqui.

Dê um Like na nossa página do Facebook.


Responses

  1. A premissa é interessante, mas talvez a frieza que vc citou pode não ajudar.

    Até mais


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Categories

%d bloggers like this: