Posted by: licedoa | June 3, 2012

Franz Kafka

Nascido em 3 de Junho de 1883, Franz Kafka foi, não só um dos maiores escritores de ficção da língua alemã, como um dos maiores autores da história. Livros como A Metamorfose, O Processo e O Castelo, mostram críticas sociais demonstrando tramas baseadas em um mundo burocrático e alienado. As histórias de Kafka têm elementos bizarros, comoem A Metamorfose, onde um homem acorda tendo se transformado em um inseto. Dentre obras inacabadas e muitas memórias escritas em diários, Kafka escreveu ais de 20 livros. Hoje lembramos seus 88 anos de morte.

Quando jovem Franz foi educado em uma família judaica, porém teve também influência cultural tcheca e alemã. Kafka tinha cinco irmãos. Georg e Heirich morreram aos 15 meses e 6 meses, respectivamente. As três irmãs mais novas, Gabriele, Valerie e Ottilie, foram enviadas para campos de concentração, na Polônia, onde morreram. Ottilie ainda foi transferida para Auschwitz, morrendo na câmara de gás.

Kafka nunca teve um bom relacionamento com o pai e isso o marcou pelo resto da vida. Talvez por seu problema com o pai, ele não tenha conseguido solidificar seus relacionamentos amorosos. Teve vários casos e chegou muito perto de casar, diversas vezes, mas sempre desistia.

Em 1902, Franz conheceu Max Brod, amigo de longa data que foi também seu biógrafo e testamenteiro. Antes de morrer, Kafka pediu a Max que queimasse todos os seus trabalhos quando falecesse. Ao invés disso, Brod acabou organizando e publicando seus escritos, dentre eles Amerika e Narrativas do Espólio.

Franz Kafka morreu em 3 de Junho de 1924, em um sanatório próximo de Viena, onde estava internado por tuberculose. Apesar da doença ter atingido seu auge entre o fim do século XVIII e o fim do século XIX, naquela época ainda não havia uma cura.

Deixo vocês com três filmes para quem estiver interessado em descobrir um pouco mais do brilhantismo de Kafka.

O Processo, de Orson Welles

Sinopse: Joseph K. (Anthony Perkins) é um homem reservado, que vive na pensão da senhora Grubach (Madeleine Robinson) e se dá bem com todos os demais moradores do local. Um dia ele é acordado por um inspetor de polícia (Arnoldo Foà), que lhe informa que está preso mas não o leva sob custódia. Durante o processo Joseph segue com suas atividades normais, tendo apenas que ficar à disposição das autoridades a qualquer hora do dia. Incomodado por não saber do que está sendo acusado, ele decide investigar em busca de uma resposta.

Trailer

Kafka

Sinopse: O imponente Castelo domina as calçadas da cidade de Praga, em 1919, é parte do mundo de Kafka, um homem cuja vida se divide em duas. Durante o dia, ele é o simples funcionário de seguros e à noite é o escritor que todos conhecemos. Nesse filme de ficção, Kafka vira personagem de sua própria obra. Ele não se conforma com o mistério que envolve o Castelo, tema de um livro seu, e vai querer ultrapassar os seus muros impenetráveis. O que Kafka ainda não sabe é que será vítima de sua própria criação.

Trailer

O Processo, de David Hugh Jones

Sinopse: Acordar preso, sob estranha acusação ou maiores esclarecimentos: a idéia riquíssima de Franz Kafka ganha uma dimensão completamente nova no roteiro de Harlod Pinter. Josef K. (Kyle Maclachlan) começa a vislumbrar o perigo que lhe aguarda quando o sacerdote (Anthony Hopkins) lhe explica o que o Estado reserva aos inimigos da sociedade.

Trailer

Comentem contando o que vocês acham de Franz Kafka. Conhecem o trabalho dele? Já leram alguma obra dele? Qual é o livro favorito de vocês?

Faça parte da nossa página no Facebook, veja conteúdos exclusivos e participe de promoções!


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Categories

%d bloggers like this: