Posted by: licedoa | June 11, 2012

Diferenças de livros e filmes

Há anos a indústria do cinema tenta reproduzir nas telas o que foi escrito em livros. Muitas das vezes os leitores não gostam do resultado final, seja porque falta algo ou porque mudam completamente a história, isso quando os revoltados não dizem que os atores são diferentes dos personagens descritos nos livros.

Porém há diferenças entre um e outro. Obras literárias não podem ser interpretadas fielmente em linguagem cinematográfica porque uma história cabe, em média, em 120 minutos de filme. Assim como a maneira como a história é contada em um livro pode não ter o mesmo tom de surpresa em um filme, até porque por ser leitor, você automaticamente conhece a história.

Recentemente, livros fazem muito mais sucesso pelo tratamento que suas histórias tem no cinema. Obras como Harry Potter, Crepúsculo, Percy Jackson e Jogos Vorazes são apenas alguns exemplos de sucessos de bilheteria e Best-sellers nas maiores livrarias do mundo.

Autores sempre se inspiram em lugares reais para fazer o leitor viajar por universos surreais. No entanto, nem sempre eles são conscientes disso. Parte de suas histórias são autobiográficas, traços de personalidade de alguns personagens se assemelham aos do próprio autor. Escrever é como terapia. E quando a obra chega nas prateleiras ela já sofreu algumas mudanças.

Embora ainda esteja em expansão, o mercado literário se sustenta na propaganda como muitos outros mercados. Ultimamente os universos fantásticos tem agradado mais as pessoas, muitas delas adolescentes. Por isso, é quase fundamental que as histórias misturem suspense com romance. Isso geralmente resulta em vampiros, bruxas e criaturas fantásticas.

No cinema, a história sofre leves cortes. Todo o trabalho desempenhado para explicar certos conceitos, é reduzido, para que possa caber no tempo e tornar a história mais dinâmica. Com tramas adolescentes geralmente o que acontece é que há forte apelo sexual, mostrando cenas de personagens sem camisa ou resistindo a tentações.

Com isso, meus caros leitores, espero que vocês possam entender que, embora o filme seja diferente do livro, nem sempre isso torna um melhor do que o outro. O livro sempre terá mérito próprio, digno daquela linguagem, assim como o cinema assim também o será.

O que você achou do texto? Algo não ficou claro? Gostaria de ler mais textos assim? Envie sua opinião nos comentários!

Faça parte da nossa página no Facebook, veja conteúdos exclusivos e participe de promoções!


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Categories

%d bloggers like this: