Posted by: licedoa | June 11, 2012

Guerra de Tróia

Até hoje não se sabe bem ao certo se a Guerra de Tróia realmente aconteceu. O que temos é apenas um relato, a partir do conto escrito por Homero, A Ilíada. No livro, ele narra os 50 dias de guerra, desde seu início até o fim. Muitos mistérios rondam Homero. Muitos não acreditam que ele tenha existido e alguns trechos de Ilíada são um tanto exagerados, mas arqueólogos fizeram uma escavação que confirma a existência de Tróia, assim como uma disputa que pode ter acontecido quando a cidade foi atacada. É dessa guerra que saiu a expressão: “Não se pode agradar a gregos e troianos”.

Fato ou ficção, a Guerra de Troia pode ter acontecido entre 1.300 a.c. e 1.200 a.c., a Idade do Bronze no Mediterrâneo. Nesse período, aconteceu o desenvolvimento da liga metálica, resultante da mistura entre cobre e estanho. Esta idade substituiu o período Neolítico, também conhecido como a Idade da Pedra. A guerra entre gregos e troianos teve início devido ao sequestro da princesa Helena de Troia, que era esposa do rei grego Menelau.

Para entender o que aconteceu até o início da guerra é necessário entender toda uma história que aconteceu bem antes disso. Páris era um dos filhos mais novos do rei Príamo de Tróia. Ainda adolescente ele foi visitado pelas deusas Hera, Atena e Afrodite e elas queriam que ele elegesse a mais bonita das três. Após escolher Afrodite, Hera e Atena se juntaram para enviar exércitos gregos para destruir a ele e a toda Tróia. Porém, para Páris nem tudo estava perdido, pois Afrodite havia lhe prometido o casamento com a mulher mais bonita do mundo: Helena de Tróia.

Páris foi então, enviado a Esparta, em uma missão diplomática e acabou conhecendo Helena, por quem se apaixonou. Ele a sequestrou iniciando a guerra. Durante esse período, Helena e Páris tiveram quatro filhos: Agano, Bunico, Ideu e Helena.

Foi também desse combate que surgiu o “cavalo de tróia” que nada mais era do que uma estrutura de madeira que foi levada para dentro de Tróia, após uma falsa desistência dos gregos, que deixaram o cavalo na praia enquanto recuavam com seus navios. Durante a noite, alguns soldados gregos saíram de dentro da estrutura e abriram os portões da cidades para que o resto do exército a invadisse. Com isso, os troianos perderam a guerra e a cidade foi incendiada e o rei Menelau teve Helena.

Tróia

Sinopse: Em 1193 A.C., Paris é um príncipe que provoca uma guerra da Messência contra Tróia, ao afastar Helena de seu marido, Menelaus. Tem início então uma sangrenta batalha, que dura por mais de uma década. A esperança do Priam, rei de Tróia, em vencer a guerra está nas mãos de Aquiles, o maior herói da Grécia, e seu filho Hector.

Trailer

Faça parte da nossa página no Facebook, veja conteúdos exclusivos e participe de promoções!


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Categories

%d bloggers like this: