Posted by: licedoa | June 13, 2012

Das resenhas dos filmes

Opinião é algo que se discute, porém não pode ser levada como unanimidade. Opiniões existem, pois graças à Deus, somos pessoas diferentes umas das outras. Escrevo esse texto porque me preocupo que às vezes eu faça soar como se eu odiasse um filme que é amado por muitos. Minha opinião é diferente da sua ou pode ser bem similar, basta você escrever no espaço dos comentários qual é a sua opinião, com o devido embasamento, para que essa seja acreditada (não confunda com “concordar”). Abaixo, vou descrever o que passa pela minha cabeça quando estou escrevendo uma resenha. Não é um manual de instruções, pois para escrever é necessário mais inspiração do que qualquer coisa quadrada que não te dá liberdade de se expressar.

Antes de assistir a um filme, você normalmente lê a sinopse para saber do que se trata ou assiste ao trailer, onde você pode ver melhor se ele vai mesmo te agradar. O espectador precisa se perguntar: em que época se passa esse filme? Ele trata de fatos históricos mesmo que através de uma ficção, como é Distrito 9, que relembra o Apartheid? Enfim, é necessário você pesquisar melhor sobre o filme pra que a sua opinião tenha aquele embasamento citado no início do texto. Não sou à favor de procurar absolutamente tudo antes de escrever sobre o filme porque a sua opinião pode acabar sendo influenciada por certos fatores, mas depois do primeiro rascunho, é aconselhável.

Tenha em mente quem fez o filme. O diretor, os efeitos, a trilha, o figurino, a maquiagem. Todos esses e muitos outros são levados em conta em grandes premiações como o Oscar. Mas não é necessário que você comente tudo, apenas leve em consideração àqueles que se destacam mais, seja porque eles tiveram mau desempenho ou bom desempenho.

Cada filme, assim como nós, é único. Por mais que um filme seja muito similar ou lembre outros, ele tem características próprias, cabe a você criar algo em cima disso pra que o seu leitor não tenha a sensação de que já viu esse texto antes.

Assim, fecho o meu texto com um recado. Se você leu até aqui, parabéns! Não adianta querer criticar o que o outro criticou. Muitas pessoas já escreveram comentários de que eu sou maluca por não ter gostado de Lua Nova ou Amanhecer e, espero que se você for uma dessas pessoas, pare e pense antes de escrever abobrinhas. Eu não odeio pelo simples fato de odiar, eu explico a razão de eu odiar, ou simplesmente não gostei de certas coisas que infelizmente tem grande importância no filme.

O que você achou do texto? Algo não ficou claro? Envie sua opinião nos comentários!

Faça parte da nossa página no Facebook, veja conteúdos exclusivos e participe de promoções!


Leave a Reply

Categories

