Posted by: licedoa | June 13, 2012

Perfil Diretor #17

Michael Moore

Michael Moore é um diretor que se preocupa muito com o que os governos e empresários estão fazendo com o nosso mundo. Com os seus documentários, ele abre os olhos do espectador para problemas reais que nem sempre vem a público, porque a mídia é obrigada a abafar ou casos públicos que precisam de maior atenção para que seja feito algo para melhorar a situação.

É justamente por causa de seus documentários polêmicos como A Corporação e Fahrenheit 11 de Setembro, além de Tiros em Columbine, que Moore é amado e odiado. Seus documentários demonstram cenas de sofrimento, porém ele consegue misturar isso com um certo humor negro. Isso está nítido em um trecho de Capitalismo: Uma História de Amor, onde o diretor aborda grandes executivos que se recusam a falar com ele sobre a crise financeira e trechos do filme onde podemos ver cenas cômicas de partes de filmes hollywoodianos. Michael Moore é um diretor que abre um leque de opiniões sobre diversos temas e é exatamente por isso que ele deveria ser assistido, quer sendo para o bem ou para o mal.

Cortando Custos

Sinopse: Em meio a turnê do livro “Downsize This”, Michael Moore expõe irregularidades cometidas por grandes empresas e gananciosos e insensíves políticos ao redor da América.

Trailer

Tiros em Columbine

Sinopse: Documentário que investiga a fascinação dos americanos pelas armas de fogo. Michael Moore, diretor e narrador do filme, questiona a origem dessa cultura bélica e busca respostas visitando pequenas cidades dos Estados Unidos, onde a maior parte dos moradores guarda uma arma em casa. Entre essas cidades está Littleton, no Colorado, onde fica o colégio Columbine. Lá os adolescentes Dylan Klebold e Eric Harris pegaram as armas dos pais e mataram 14 estudantes e um professor no refeitório. Michael Moore também faz uma visita ao ator Charlton Heston, presidente da Associação Americana do Rifle.

Trailer

Fahrenheit 11 de Setembro

Sinopse: O diretor Michael Moore investiga como os Estados Unidos se tornaram alvo de terroristas, a partir dos eventos ocorridos no atentado de 11 de setembro de 2001. Os paralelos entre as duas gerações da família Bush que já comandaram o país e ainda as relações entre o atual Presidente americano, George W. Bush, e Osama Bin Laden.

Trailer

Sicko – S.O.S. Saúde

Sinopse: Um painel do deficiente sistema de saúde americano. A partir do perfil de cidadãos comuns, somos levados a entender como milhões de vidas são destruídas por um sistema que, no fim das contas, só beneficia a poucos endinheirados. Ali vale a lógica de que, se você quer permanecer saudável nos Estados Unidos, é bom não ficar doente. E, depois de examinar como o país chegou a esse estado, o filme visita uma série de países com sistema de saúde público e eficiente, como Cuba e Canadá.

Trailer

Capitalismo: Uma História de Amor

Sinopse: Em “Capitalismo – Uma História de Amor”, Michael Moore denuncia a forma escandalosa como, durante a presidência de George W. Bush, alguns magnatas por detrás das grandes cooperações norte-americanas enriqueceram vertiginosamente, enquanto milhares de cidadãos comuns perdiam as suas casas face a situações de absoluta ruína financeira.

Trailer

O que vocês acharam dos filmes de Michael Moore? Gostam dele? Qual o seu favorito? Comentem!

Mais diretores aqui.

Faça parte da nossa página no Facebook, veja conteúdos exclusivos e participe de promoções!


Responses

  1. tiros em columbine é muito bom, os outros são apenas ok.


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Categories

%d bloggers like this: