Posted by: licedoa | June 15, 2012

Franquias e o Capitalismo

Nos dias atuais dizem que já inventaram de tudo e por isso não é possível mais prever o que vem em seguida. É triste ver que a indústria do cinema tenha dado tanta ênfase em fazer remakes caríssimos que porém nunca irão substituir seus originais, até porque os remakes costumam ser ruins e acabam sendo um fracasso nas bilheterias. O mesmo pode ser dito sobre as franquias.

É bastante comum ver filmes de super-heróis como Homem-Aranha e Homem de Ferro, assim como Os Vingadores, fazerem muito sucesso em seu primeiro filme e as produtoras repetirem a dose inúmeras vezes depois.

Vou exemplificar para vocês com um desses filmes. Homem-Aranha, em seu primeiro filme, arrecadou cerca de 821,7 milhões de dólares. Seu segundo filme já não agradou tanto o grande público e ficou com 783,8 milhões, já o terceiro tinha uma aura diferente dos outros dois e por isso arrecadou 890,9 milhões. Agora farão um reboot da história desse personagem e se chamará O Espetacular Homem-Aranha. Já estima-se que ele vá ultrapassar a marca dos três primeiros filmes, com uma história diferente daquela contada nos cinemas até então.

Atualmente, essas produtoras vão atrás de sagas literárias de sucesso porque elas vem em série. Os livros são produzidos a partir de três números para cima. Por isso tantas sagas, como são chamadas, estão sendo adaptadas para o cinema, como eu já citei aqui.

Tudo isso tem apenas um significado: dinheiro. Muito dinheiro! A máquina do capitalismo se chama indústria cultural. Entretenimento vende, porque junto vem a sensação de prazer que você sente enquanto assiste um filme e por isso você acaba consumindo de qualquer forma.

Que fique claro que eu não estou tentando desestimular ninguém a consumir esses produtos, mas do meu ponto de vista é muito mais válido alimentar o cérebro com informação nova, ou seja, novas tramas e abordagens em diferentes filmes. Gosto de franquias, mas elas enjoam rapidamente e logo as produtoras vão ter que encontrar outra fórmula de bolo para vender mais.

O que acharam do texto? Escrevam a opinião de vocês nos comentários!

Faça parte da nossa página no Facebook, veja conteúdos exclusivos e participe de promoções!


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Categories

%d bloggers like this: